Trilha do mirante do Caeté (Mirante da Prainha) – RJ

Como diz a música “Cariocas não gostam de dias nublados”. Ainda assim um dia encoberto não é capaz de tirar a beleza da Cidade Maravilhosa. Fiz a trilha do mirante do Caeté com duas amigas e o dia não estava prometendo céu azul. Mas foi super tranquilo e dá sim pra fazer trilha e admirar a paisagem mesmo com o tempo fechado.

Fiz um pequeno vídeo mostrando a beleza da Prainha em um dia ensolarado.

A trilha para o Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Gosto muito do Recreio por ter paisagens e praias maravilhosas e ser bem mais tranquilo em relação aos pontos turísticos mais famosos da cidade. Um dos locais que curto muito ir é na Praia da Reserva, que já falei nestes post aqui e aqui.

Logo na entrada do parque tem um mapa e os sanitários

Fora dos circuitos turísticos tradicionais e pouco conhecidos dos cariocas, o mirante do Caeté oferece uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro. Além da trilha para o mirante, o parque conta com um centro de visitantes, sanitários,  chuveirão onde a galera que vem da praia costuma se lavar, bebedouro e área para picnic.

Na metade da trilha
A trilha oferece vários visuais, como esse da Prainha

Toda a área desde a Prainha até Grumari é de preservação ambiental e por isso chegar não é tão simples. Não existe transporte público que vá até o local e de carro é preciso chegar cedo para conseguir estacionar.  O estacionamento de frente pra Prainha é pequeno e lota rápido. No verão há controle de entrada e saída de veículos, quando as praias lotam, o acesso é fechado. Táxi ou Uber também são boas opções. Flanelinhas “tomam conta” dos estacionamentos. Paguei 5 reais pra estacionar. É preciso ter atenção e estacionar nos locais permitidos pra não correr o risco de ter o carro rebocado.

A trilha para o mirante é super tranquila, tanto que minha amiga nunca havia feito trilha e curtiu. São cerca de 40 minutos de subida. Trilha leve e bem sinalizada. No final tem o mirante, que é um deck de madeira que rende fotos maravilhosas! De lá dá pra ver todo o Recreio dos Bandeirantes com a pedra do Pontal, a praia da Reserva e de quebra a Pedra da Gávea, na zona sul. Além de apreciar a vista e fizemos um picnic. Leve água e comida, pois não tem lanchonete, nem ambulantes no mirante.

Essa ilhota é a pedra do Pontal e lá no fundo a famosa Pedra da Gávea

 

Do mirante é possível ver outro ponto famoso no local, a praia do Secreto
Ainda pode ser brindado com a visita de miquinhos ^^

Como pra “baixo todo santo ajuda”, levamos cerca de 30 minutos pra descer. Esticamos até Grumari, que fica cerca de 10 minutos dali e aproveitamos o resto da tarde. Indico ir até o Grumari ou ficar no início do Abricó por que na Prainha as ondas batem muito. Não por acaso ela é o point dos surfistas.

Praia de Grumari

– Por estar em ambiente natural, você é o principal responsável por sua própria segurança.

– Não deixe nada além de pegadas. Leve todo lixo de volta com você na mochila ou em um saquinho.

– Use tênis e roupas confortáveis.

– Não tire nada da natureza, além de fotos.

– Não alimente os animais.

– Use protetor solar e repelente

– Por ser área de mata é recomendável tomar a vacina contra a febre amarela.

Distância: 800m

Altitude: 130m

Nível: Leve

Endereço e como chegar:

Avenida Estado da Guanabara, 58 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

O parque abre diariamente, das 8h às 17h. (até às 18h no horário de verão). Entrada gratuita.

Organize sua viagem

🏨Precisa de hospedagem? reserve hospedagem para qualquer lugar do mundo com segurança, conforto e melhor preço pelo Hostelsclub.

🚙Vai alugar um carro? Compare o preço em mais de 100 locadoras no Brasil e no mundo e ainda ganhe desconto para pagamento no boleto bancário e sem taxa de IOF para reservas internacionais na Rentcars.

🛅 Procurando seguro viagem? As maiores seguradoras de viagens estão reunidas em um só lugar. Com vantagem de pagamento em 12x e desconto no boleto bancário, a Seguros Promo  te mostra as principais ofertas das principais seguradoras. E mais! Utilizando o código BORADESCOBRIR5, você ainda ganha 5% de desconto.

Reservando com um de nossos parceiros o Bora Descobrir? recebe uma comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a continuar proporcionando muita informação e fazendo muitas descobertas por aí. 😊

Facebook Comments

About Juh Oliveira

Arquiteta, guia de turismo e futura turismológa. Habitante de Baixada Fluminense. Apaixonada por viagem, fotografia e por descobrir novos lugares.

View all posts by Juh Oliveira →

Deixe uma resposta