Trilha do Açude do Camorim – Rio de Janeiro

A Trilha do Açude do Camorim está no núcleo de mesmo nome no Parque Estadual da Pedra Branca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A trilha começa no centro de visitantes e possui 3km de extensão com subida moderada, porém com bastante sombra. Leva-se em torno de 1:10h dependendo do ritmo de caminhada.

Antes de iniciar a trilha, sugiro uma passada no Circuito das Águas. Uma caminhada leve de 250m de extensão, que dura uns 10 minutos no total. Começa nos tanques que faziam a captação de água da CEDAE, seguindo pela lateral de uma escada hidráulica, até chegar a represa do Véu da Noiva, onde não é permitido o banho, mas rende fotos maravilhosas.

boradescobrir_escadahidraulica
Escada hidráulica
boradescobrir_cachoeiradoveu
Represa do Véu

 

Antes de iniciar a trilha, sugiro uma passada no Circuito das Águas. Uma caminhada leve de 250m de extensão, que dura uns 10 minutos no total. Começa nos tanques que faziam a captação de água da CEDAE, seguindo pela lateral de uma escada hidráulica, até chegar a represa do Véu da Noiva, onde não é permitido o banho, mas rende fotos maravilhosas.

Depois é só passar pela sede novamente e seguir rumo a trilha do açude. Pelo caminho podemos ver partes da rica história do parque, que além de muito verde, indica vestígios de ocupação humana.

O primeiro ponto de interesse da trilha é a casa abandonada de um antigo morador. A ocupação em áreas de proteção como parques é proibida, porém o parque foi criado em 1974 e antes disso já havia moradores no local.

Um pouco mais a frente outro ponto chama atenção, uma gruta, que segundo histórias locais servia de abrigo a escravos fugidos do Engenho do Camorim no século XVII. O local onde fica essa sede do parque pertencia a esse engenho.

boradescobrir_grutacamorim
Gruta

Após mais ou menos 1 hora de caminhada chega-se a descida para a cachoeira do Camorim, que é o único ponto da trilha em que é permitido o banho. Não há nenhuma placa indicando o local. No dia só descobrimos a descida pelo barulho da água e das pessoas lá embaixo. É uma descida um pouco íngreme em que é necessário o uso das mãos para se apoiar nas árvores e nas pedras. Mas chegando lá embaixo, a recompensa: uma queda d’água maravilhosa para se refrescar e seguir em frente na trilha.

DCIM113GOPRO
Cachoeira do Camorim

Voltando a caminhada na trilha, mais uns 10 minutos chega-se ao açude. Uma paisagem linda que forma um espelho d’água gigante refletindo o verde. Sensacional! Infelizmente também é proibido o banho no local, pois a água é usada para abastecer parte do bairro de Jacarepaguá.

boradescobrir_camorimpepb
Chegada na trilha
boradescobrir_açucepepb2
Açude do Camorim
boradescobrir_açudepedrabranca
Fiz a trilha novamente e fui brindada com essa visão!

Algumas dicas:

– Por estar em ambiente natural, você é o principal responsável por sua própria segurança.

– Não deixe nada além de pegadas. Leve todo lixo de volta com você na mochila ou em um saquinho.

– Use tênis e roupas confortáveis.

– Leve água e lanche, pois no local não possui lanchonete, nem vendedores ambulantes. Há espaço para fazer picnic próximo ao tanque de captação do Circuito das Águas.

– Não tire nada da natureza, além de fotos.

– Não alimente os animais.

Distância: 3Km ida e volta

Altitude: 435m

Nível: Leve, terreno pouco acidentado.

Endereço e como chegar:

Estrada do Camorim, 2118, Camorim, Rio de Janeiro – RJ

Pra quem vai de carro, táxi ou Uber: indo da Barra o de Jacarepaguá na Avenida dos Bandeirantes, entrar na Estrada do Camorim que fica na esquina com o supermercado Unidos. Pra quem vai sentido Barra é pouco antes do Riocentro, pra quem vai sentido oposto é um pouco depois, é necessário retornar pra pegar o outro sentido da pista mais a frente. Na Estrada do Camorim, seguir direto até o largo onde se encontra a capela São Gonçalo do Amarante. A partir daí seguir pela esquerda até o fim da estrada que é onde fica a entrada do parque.

boradescobrir_capelasaogonçalo
Capela de São Gonçalo do Amarante

 

Para quem vai de transporte público: não existem ônibus que passem na estrada do Camorim, apenas na estrada dos Bandeirantes. Mas existe uma van na Taquara, ao lado da estação do BRT, para o Camorim, porém o ponto final dela é na capela e de lá o restante do trajeto é feito à pé. São 1,6km de caminhada a maior parte subida no asfalto.

boradescobrir_pepbcamorimsede
Entrada do Parque

 

Facebook Comments

One Comment on “Trilha do Açude do Camorim – Rio de Janeiro”

Deixe uma resposta