Ilha Grande – Roteiro de 4 dias – Praia de Palmas – Dia 4

No nosso quarto e último dia de viagem à Ilha Grande (posts anteriores Circuito Abraão, Dois Rios e Lopes Mendes) acordamos de madrugada pra ver o sol nascer na praia. Tivemos uma vista privilegiada e nem precisamos ir muito longe, já que o nosso camping ficava na beira da praia. Acordamos pouco antes das 6h da manhã e o dia ainda estava bem escuro. Alguns minutos depois os primeiros raios tímidos do sol começavam a clarear o céu. Ficamos apreciando o espetáculo por mais ou menos uma hora. Quando o dia já estava claro, voltamos pra barraca pra dormir mais um pouco.

dia4_amapalmas_boradescobrir
O sol nascendo!

Tiramos o dia pra relaxar e aproveitar a praia, já que seria o dia de voltar pra casa. A praia de Palmas é muito tranquila, com poucas ondas e de um verde esmeralda reluzente. É um dos núcleos menos povoados, com cerca de 70 pessoas e pequena infraestrutura de comércio, em sua maioria bares, campings e pousada. Não tem energia elétrica, é tudo a base de gerador que são desligados por volta das 21h, deixando o local em total breu. É uma ótima oportunidade pra observar as estrelas, ouvindo o som do mar. Tentamos essa experiência, mas eu fiquei com medo e resolvi voltar pra barraca hahaha Fiquei assustada por causa do barulho dos bugios na floresta durante o dia.

A praia Grande de Palmas faz parte da Enseada de Palmas, juntamente com as praias Brava,  Mangues, Pouso, Itaóca, Itaoquinha, Aroeira e Recifes. Nessa região, no séc. XIX, existiam muitas fazendas que utilizavam mão de obra escrava na produção da cana-de-açúcar e do café. Ainda podem ser encontradas algumas ruínas dessas fazendas pela região.

dia4_amanhecerpalmas_boradescobrir
Logo após o amanhecer

O local conta com uma única e bem pequena mercearia, com uns preços bem salgados. O ideal é comprar a comida na Vila do Abraão e levar pra lá. Alguns bares oferecem refeição e aluguel de caiaque e prancha pra S.U.P. Não é muito movimentada durante à noite, pelo menos não na baixa temporada. Durante muitos passam pela praia indo em direção à trilha que leva a Lopes Mendes.

dia4_barpalmas_boradescobrir
Bar do camping onde ficamos

No fim da tarde chegou a hora de partir. Conseguimos um barco para nos levar a Conceição de Mangaratiba por R$35,00. Não precisaríamos ir pra Abraão pegar outro barco.

dia4_praiadepalmas_boradescobrir
Movimento na praia durante o dia

E assim terminaram nossas maravilhosas férias de inverno. Tivemos sorte pois em todos os dias fez sol e pudemos aproveitar bastante. Espero voltar à Ilha em breve para desbravar outros locais, pois ela é muito grande e cheia de lugares incríveis.

dia4_palmaspraia_boradescobrir

Em breve farei um post sobre como chegar, onde ficar e comer, informações gerais sobre a Ilha Grande.

Espero que tenham curtido nossa aventura 😀

Facebook Comments

One Comment on “Ilha Grande – Roteiro de 4 dias – Praia de Palmas – Dia 4”

Deixe uma resposta