Ilha Grande – Roteiro de 4 dias – Praia de Lopes Mendes – Dia 3

No nosso terceiro dia em Ilha Grande (posts anteriores Circuito Abraão e Dois Rios), acordamos cedo, levantamos acampamento e partimos para a praia de Palmas, nosso último destino. Fizemos este trecho de barco por causa do peso das nossas mochilas. A trilha de Abraão pra lá apesar de considerada de nível moderado tem trechos de subidas muito íngremes. O valor do barco de Abrão até Palmas custou R$20,00.

Chegamos em Palmas e fomos direto para o camping armar a barraca e almoçar. Descansamos um pouco e partimos para a paradisíaca praia de Lopes Mendes, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil pelo Traveller’s Choice do TripAdvisor.

A trilha começa no final da praia, bem próximo ao camping em que ficamos, e é um trecho de continuação da trilha T10, que começa na vila do Abraão. A subida é um pouco inclinada e escorregadia pois começa numa pedra. Após 25-30 minutos caminhando chegamos na praia de Mangue, onde a trilha termina numa ponte de madeira que atravessa um rio que termina no mar. Continuamos a caminhada pela areia e mais a frente chegamos a praia de Pouso, que é o desembarque dos barcos que vem do Abraão pra quem vai pra Lopes Mendes.

dia3_iniciolopesmendes_boradescobrir
Início da trilha para Mangues/Pouso

A partir de Pouso é obrigatória a trilha (T11) pra quem vem de barco também, são mais uns 20 minutos de caminhada. Começa com um trecho de subida que dá pra cansar, mas é tranquilo, depois é só descida até chegar na praia.

dia3_mangues_boradescobrir
Praia de Mangues
dia3_pouso_boradescobrir
Praia de Pouso

A praia de Lopes Mendes é realmente incrível! Areias finas e brancas e mar azul. Fomos até as pedras, no canto direito da praia e o visual de lá é espetacular e rende belas fotos. A praia tinha bem mais gente que Dois Rios, mas só na chegada próximo a trilha. São quase 3km de extensão e antes de chegar na metade da praia ela já estava vazia. Nesse ponto eu esperava mais, confesso que fiquei meio decepcionada por que fiquei com Dois Rios só pra mim hehe.

dia3_lopesmendes1_boradescobrir

dia3_pedraslopesmendes_boradescobrir
Vista geral da praia nas pedras

Eu não entrei na água, estava mais interessada em explorar o lugar e como já estava de tarde fiquei com medo de não dar tempo. Fomos andando até a boia, que é o cartão postal da praia. Andamos bastante, pois ela fica bem no final da praia, do lado esquerdo. A praia é bem selvagem, de um lado o mar, do outro a floresta de mangue, não existem construções nesse trecho. A boia de ferro se desprendeu de um navio em alto mar e encalhou na praia, um artista plástico da região, Silvio Cavalheiro, fez um mosaico nos dois lados.

dia3_boialopesmendes_boradescobrir
A boia

Ficamos sentados na sombra da boia descansando e curtindo a paisagem. Vez por outra passava alguém, mas esse trecho da praia não é movimentado. Como tudo que é bom dura pouco, a hora passou e 16:30 decidimos voltar pra não pegar a trilha no escuro.

Optamos por uma trilha alternativa que haviam nos indicado, pra não precisar fazer o caminho de volta pela praia toda. Eu estava um pouco receosa, pois já tinha lido sobre aquela trilha, mas decidimos arriscar. A trilha começa próximo a boia, tem uma capela abandonada bem de frente pra praia. Atrás dela passa uma estrada de areia, que é conhecida como a trilha da Aroeira. É um trecho bem bonito e um tanto sombrio e não encontramos ninguém durante todo o caminho. Pelo caminho placas indicavam a presença de jacarés. É um pedaço quase intocado de floresta, é muito bonito mas eu não tirei fotos, estava com medo de topar com um jacaré ou qualquer outro bicho. Em alguns trechos a trilha vai ladeando o mangue. A trilha é quase toda plana, porém  é mais longa, são uns 40 minutos até chegar a praia de Pouso.

dia3_trilharoeira_boradescobrir
Início da trilha da Aroeira
dia3_capela_boradescobrir
Capela abandonada

Trilha: T10 – Abraão-Mangues-Pouso/ T11 – Pouso-Lopes Mendes

Nível: moderado – algumas subidas.

Distância: 10km ida Palmas x Lopes Mendes e volta trilha da Aroeira x Palmas.

O que levar: água, lanche (tem alguns vendedores no início da praia, mas os preços são salgados), repelente, protetor solar, tênis, lanterna (caso escureça ainda na trilha) e roupas confortáveis.

Dicas: se quiser ficar próximo a ambulantes e a sombra, fique no início da praia, próximo a chegada da trilha.

Leve uma sacolinha pra recolher seu lixo, não deixe nada além de pegadas.

Se quiser aproveitar bem a praia, chegue cedo.

Vale a pena caminhar até a boia pra tirar fotos e curtir o visual

Se quiser aventura e maior contato com a natureza, volte pela trilha da Aroeira.

As praias de Mangue e Pouso são bem bonitas e também valem uma visita.

Na praia de Pouso existe um restaurante flutuante.

Não existem campings ou pousadas em Lopes Mendes.

Tem alguma dica legal sobre Lopes Mendes ou a Ilha Grande? Deixe aqui nos comentários.

 

Facebook Comments

6 Comments on “Ilha Grande – Roteiro de 4 dias – Praia de Lopes Mendes – Dia 3”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *