Destinos para conhecer Minas Gerais

Quem acompanha o Bora Descobrir? no Instagram viu que esse mês eu viajei pra Minas Gerais pelo curso de Turismo. Se você não viu como foi essa trip, segue o blog lá @boradescobrir, que os detalhes da viagens estão em destaque no perfil.

Eu amo Minas, é um estado lindo com diversos destinos naturais e culturais. A família da minha mãe é da divisa do RJ com MG, ou seja, temos pezinho “logo ali” como dizem os mineiros hahaha.

Cachoeiras, cavernas, igrejas e monumentos históricos, arte moderna, gastronomia…Minas agrada a todos os gostos.  Aliás,  a culinária mineira é um espetáculo a parte, já vale a viagem. Torresmo, tutu, polenta, doce de leite, queijos…uma verdadeira orgia gastronômica. Ahh e ainda tem as melhores cachaças do Brasil.

Acho que não preciso falar mais né? Já deu vontade de viajar pra lá com certeza!

E como diz uma velha canção: “Oh! Minas Gerais! Oh! Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais” aqui vão alguns destinos pra se encantar e nunca mais esquecer a terra do pão de queijo.

  • Belo Horizonte (capital do estado)
Igreja São Francisco de Assis na Pampula – projeto de Oscar Niemeyer
Estádios do Mineirão e Mineirinho vistos da Lagoa da Pampulha

Durante a viagem nos hospedamos na capital mineira, no hotel San Diego Midi, no bairro da Pampulha, bem próximo a lagoa. Eu amei BH, parece ser uma cidade super tranquila. Aliás ela foi a primeira cidade moderna planejada, lá no finalzinho do séc. XIX, já na República. Entre os seus atrativos mais famosos estão o estádio do Mineirão (aquele do 7×1 em 2014), a praça da Liberdade, o mercado central e a lagoa da Pampulha. O conjunto arquitetônico da Pampulha é formado pela  Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e o Cassino, hoje Museu de Arte da Pampulha. Todos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Museu de Arte na Lagoa da Pampulha – Imagem: Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/nanymata/3865238717/in/album-72157622170443728/
Mercado Central de BH – Imagem: Flick Creative Commons
  • Cidades Históricas – Tiradentes, Ouro Preto e Congonhas
Ouro Preto e suas ladeiras e igrejas
Um dos muitos mirantes de Ouro Preto
Mina do Chico Rei em Ouro Preto – história da cruel realidade dos tempos de escravidão.

Este ano finalmente tive a oportunidade de conhecer as principais cidades históricas mineiras. Construídas no ciclo do ouro no séc. XVII essas cidades tiveram grande importância na história da construção do Brasil. Além disso, guardam exemplares do barroco mineiro que foram executados por grandes artistas como Aleijadinho e mestre Ataíde. Com a riqueza e o esplendor também estão marcas do sofrimento da escravidão, que podem ser observados de perto em uma de suas muitas minas, algumas abertas a visitação.

Congonhas e os 12 profetas de Aleijadinho.
Tiradentes é uma pequena cidade construída aos pés da esplendorosa serra de São José.
Casarios históricos de Tiradentes
  • Circuito das Grutas – Rota Lund – Gruta do Maquiné e Rei do Mato
Museu da Gruta do Maquiné em Cordisburgo
Interior da Gruta do Maquiné

Nessa viagem da facul conheci as grutas do Maquiné em Cordisburgo e a Rei do Mato em Sete Lagoas. Elas estão no mesmo caminho e aproximadamente 2h de BH. Uma das coisas mais lindas que vi na vida! Um mundo subterrâneo. Essas grutas são formações incríveis que foram descobertas pelo naturalista dinamarquês Peter Lund (por isso o nome), no séc XVIII. Elas fazem parte de unidades de conservação, são Monumentos Naturais (MoNa), como o Pão de Açúcar aqui no RJ. As visitas são guiadas e os ingressos custam R$25,00 (estudantes e pessoas acima de 65 anos pagam meia). Outra gruta muito famosa desse circuito é a da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, onde foi encontrado o crânio de Luzia, o registro humano mais antigo das Américas.

Entrada na gruta do Rei do Mato em Sete Lagoas
Toda a beleza das estalagmites e estalactites da gruta Rei do Mato
Visão da paisagem no Circuito das Águas
Relógio de sol no Parque Estadual do Ibitipoca

Quem já ouviu falar ou viu fotos do famoso atrativo Janela do Céu, provavelmente sabe que é em Minas que ele fica, mais precisamente no Parque Estadual do Ibitipoca. Fui a Ibitipoca em 2014, mas infelizmente não consegui ir até a janela por falta de tempo. Acabei fazendo o circuito das Águas, que me encantou bastante. O parque fica na vila de Conceição de Ibitipoca, na cidade de Lima Duarte. É um lugar bem simples, mas muito aconchegante e ainda por cima tem o famoso pão de canela, que é de comer “rezando” hahaha Na vila não tem posto de gasolina e nem bancos ou caixa eletrônico. O último resquício da “civilização” é em Lima Duarte.  As hospedagens costumam ser em conta e o sinal de celular é luxo. A paisagem do parque é sensacional, tendo como vegetação cerrado e Mata Atlântica. Impossível não se apaixonar!

Cachoeira da Ducha no Circuito das Águas
Cachoeira dos Macacos no Circuito das Águas
Um trem bão demais com polenta, torresmo, carne desfiada e pimenta de cheiro que comi num dos restaurantes da vila
  • Tombos

Já falei dessa cidadezinha aqui nesse post. Descobri por acaso que fica perto da cidade onde a família da minha mãe mora. Onde tem uma das cachoeiras mais lindas que já vi e um carnaval de rua bem animado!

  • São Tomé das Letras
Cachoeira das Borboletas – Imagem: Wikimedia Commons

Essa é a próxima cidade mineira da minha lista! Roteiro da galera mais alternativa e com ar místico pelos relatos de aparições de óvnis e por acreditarem ser um dos sete pontos energéticos da Terra. Verdade ou não, a cidade tem atrativos incríveis como cachoeiras, grutas e mirantes. Os pontos mais famosos são a lindíssima Cachoeira das Borboletas e a Pirâmide de onde vi registros de pôr-do-sol incríveis!  A cidade fica a pouco mais de 300km das capitais de MG, SP e RJ.

Pôr-do-sol na Pirêmide – Imagem: Creative Commons

Já conhece algum lugar de Minas Gerais? Tem alguma dica legal? Deixe aqui nos comentários.

Quer saber mais sobre MG? Veja também esses os posts desses blogs:

  • Chicas Lokas

4 lugares impressionantes em Minas Gerais

Minha família é uma viagem: turistando em Capitólio

  • Na estrada com as Minas

Road trip com as amigas pra Minas Gerais – roteiro com gastos

Hostel 70 – um recanto hippie em meio a Brumadinho/MG

 

Facebook Comments

About Juh Oliveira

Arquiteta, guia de turismo e futura turismológa. Habitante de Baixada Fluminense. Apaixonada por viagem, fotografia e por descobrir novos lugares.

View all posts by Juh Oliveira →

Deixe uma resposta