DESCOBRINDO A BAIXADA FLUMINENSE: Parque Natural Municipal da Taquara

Olha quem voltou! Descobrindo a Baixada Fluminense!! E com uma volta em grande estilo, mostrando um parque de belezas naturais incríveis. Já havia um tempo que esse lugar estava na minha lista, mas a correria do dia-a-dia ainda não havia deixado uma folga pra ir até lá.

O Parque Natural Municipal da Taquara ao contrário do que o nome pode sugerir, não fica no bairro de mesmo nome na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele se localiza no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense e seu acesso se dá pela BR-040, sentido Petrópolis.

taquararepresa_boradescobrir
Represa

O parque foi criado em 1992 para proteger a biodiversidade do local.  Está localizado no entre duas outras áreas de proteção importantes: Área de Proteção Ambiental Petrópolis e da Reserva Biológica de Tinguá.  Em termos de segurança o parque é bem tranquilo, fui lá duas vezes e foi super de boas. Tem um guarda que dá informações e monitora a entrada dos visitantes.  A trilha até que é bem limpa e conservada. Encontrei lixo em alguns pontos, mas está bem mais limpa do que trilhas mais famosas que já fui.

taquarario_boradescobrir
Rio Taquara

O acesso às cachoeiras começa pouco depois da entrada e vai margeando o rio a maior parte do tempo. Apesar de não ser sinalizada é super tranquila e não dá pra se perder. Tem alguns pontos de parada para banho com pequenas quedas d’água. Mas a cereja do bolo fica por conta do último ponto que é o Véu da Noiva.

pocotaquara_boradescobrir

Eu considero o nível de trilha fácil a moderado (pra quem não tem costume). Leva menos de uma hora pra chegar no Véu da Noiva em um ritmo normal, as subidas não são muito íngremes.

A recompensa no fim da trilha é um posso de águas esverdeadas e uma queda d’água lindíssima! Como estamos no inverno, a cachu tava meio fraquinha, mas no verão a queda deve encorpar e ficar mais maravilhosa ainda!

cachutaquara_boradescobrir

Algumas dicas:

– Por estar em ambiente natural, você é o principal responsável por sua própria segurança.

– Não deixe nada além de pegadas. Leve todo lixo de volta com você na mochila ou em um saquinho.

– Use tênis e roupas confortáveis.

– Leve água e lanche. Não existem lanchonetes perto do parque, apenas no ponto onde o ônibus para.

– Não tire nada da natureza, além de fotos.

– Não alimente os animais.

 

Nível: Leve- Moderado

Curtiu? Quer conhecer? Então vem comigo e a Sou Mais Carioca no dia 21/07. Mais informação nesse link aqui Trilha no Parque Natural Municipal da Taquara

*todas a imagens desse post são de minha autoria

Organize sua viagem

🏨Precisa de hospedagem? reserve hospedagem para qualquer lugar do mundo com segurança, conforto e melhor preço pelo Hostelsclub.

🚙Vai alugar um carro? Compare o preço em mais de 100 locadoras no Brasil e no mundo e ainda ganhe desconto para pagamento no boleto bancário e sem taxa de IOF para reservas internacionais na Rentcars.

🛅 Procurando seguro viagem? As maiores seguradoras de viagens estão reunidas em um só lugar. Com vantagem de pagamento em 12x e desconto no boleto bancário, a Seguros Promo  te mostra as principais ofertas das principais seguradoras. E mais! Utilizando o código BORADESCOBRIR5, você ainda ganha 5% de desconto.

Reservando com um de nossos parceiros o Bora Descobrir? recebe uma comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a continuar proporcionando muita informação e fazendo muitas descobertas por aí. 😊

Facebook Comments

About Juh Oliveira

Arquiteta, guia de turismo e futura turismológa. Habitante de Baixada Fluminense. Apaixonada por viagem, fotografia e por descobrir novos lugares.

View all posts by Juh Oliveira →

Deixe uma resposta