Boulevard Olímpico – Parte 2: Candelária

Continuando o post sobre os atrativos do Boulevard Olímpico (que você pode conferir aqui) confira mais 3 atrativos, agora na região da Igreja da Candelária.

Seguindo da Praça Mauá em direção à Praça XV encontramos: Igreja da Candelária, CCBB e Casa França Brasil. Todos prédios históricos de períodos diferentes . Nesse trecho, de frente para a Igreja da Candelária está a Pira Olímpica, que ficou acesa durante os Jogos de 2016.

boradescobrir_piraolimpica
Pira Olímpica acesa durante os Jogos de 2016

Igreja da candelária

A igreja Nossa Senhora da Candelária fica no final da Av. Presidente Vargas, a avenida mais larga da cidade, que foi aberta em 1940. Mesmo com prédios muito altos é possível avistá-la já na altura da Central do Brasil. É uma das igrejas mais bonitas do centro. Sua fachada está de costas para Av. Presidente Vargas e de frente para a Baía de Guanabara, pois era a principal via de entrada da cidade na época em que foi construída.

A construção teve início no século XVIII e terminou no final do séc XIX. Por este motivo possui elementos de estilos diferentes, dominando o neoclássico. A cúpula foi construída por partes, trazidas de Lisboa. O interior complementa a bela obra de arte que começa a ser apreciada do lado de fora. Além das lindas pinturas que adornam o teto, também tem destaque os vitrais alemães, os púlpitos laterais em estilo art-noveau e o frontão do altar-mór em estilo barroco. Também chama atenção os detalhes dourados e em mármore.

A entrada é gratuita e é permitido fotografar sem flash no interior.

A visitação acontece de seg. a sex. de 7:30h às 16h e Sab e dom de 9h às 12h.

Endereço: Praça Pio X, Centro, Rio de janeiro – RJ

Como chegar: ônibus; metrô (estação Uruguaiana).

boradescobrir_candelariafachada
Fachada da Igreja da Candelária
boradescobrir_candelariateto
Cúpula

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Saindo da Candelária e atravessando a rua, chega-se ao Centro Cultural Banco do Brasil. Inaugurado para ser a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, só foi transformado em centro cultural no final dos anos 80. Uma das coisas que mais chama atenção em seu interior é rotunda vista do hall no térreo, de onde se tem a visão das galerias nos andares superiores. Há sempre uma exposição ali e muitas vezes aproveitam para fixar peças de artes pendendo da cúpula. Além de exposições, o centro cultural oferece outras atividades a preços acessíveis como peças de teatro, shows e exibição de filmes e sempre tem mostras de filmes nacionais e internacionais.

Para saber a programação do mês acesse http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro.

Entrada gratuita

Funcionamento: de quarta a segunda de 9h às 21h.

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Como chegar: ônibus; metrô (estação Uruguaiana).

boradescobrir_ccbbfachada
CCBB
boradescobrir_ccbb
Rotunda

Casa França Brasil

A Casa França Brasil fica ao lado do CCBB. O prédio de 1820, foi construído por D. João VI e foi o primeiro prédio que tem registro em estilo neoclássico do Rio de Janeiro. A princípio funcionou como Praça do Comércio e depois com Alfândega até 1944, porém o centro cultural foi inaugurado em 1980. Já abrigou várias exposições importantes como de Juan Miró e dos Irmãos Campana. Para ficar por dentro da programação do mês acesse: http://www.casafrancabrasil.rj.gov.br/.

A visitação é gratuita.

Funcionamento: de terça a sábado de 10h ás 20h e domingo de 10h às 19h.

Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Como chegar: ônibus; metrô (estação Uruguaiana).

boradescobrir_casafrançabrasil2
Casa França Brasil

Abaixo um mapa com a localização dos atrativos, mostrando a proximidade entre eles. Pra quem quiser acessar no Maps, clique aqui.

boradescobrir_mapacandelaria

Facebook Comments

One Comment on “Boulevard Olímpico – Parte 2: Candelária”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *