6 lugares pra quem quer fugir do Carnaval

Que ninguém é obrigado a curtir as festas de Carnaval isso a gente sabe. Então que tal aproveitar esse feriadão maravilhoso pra conhecer aquele lugar que você tanto gostaria? Tá sem ideias? Veja essas dicas de lugares pra quem quer fugir da agitação do Carnaval.

✈ Visconde de Mauá  – Rio de Janeiro

Ponte que separa Maringá-RJ de Maringá-MG – Imagem: acervo pessoal

Visconde de Mauá é um destino delicia situado na região da serra da Mantiqueira entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.  Com temperaturas amenas, muitas cachoeiras e verde, a região é perfeita pra quem quer relaxar longe da folia do Carnaval.

Tem como os pontos de base três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Parte está no município de Resende e outra parte em Itatiaia, os dois no Rio de Janeiro. E ainda tem a parte que pertence a Minas Gerais. E pra chegar no outro estado, basta atravessar a ponte no centrinho de Maringá.

Entra as opções de lazer estão andar a cavalo, de quadriciclo, fazer boia cross no rio Preto, visitar uma de suas delicatessens e provar os deliciosos queijos e doces e apreciar as cervejas da região, comer uma truta fresquinha em um dos seus trutários. Quer mais dicas? Falei sobre Visconde de Mauá nesse post e nesse aqui.

✈ Chapada dos Veadeiros – Goiás

Cachoeira Cariocas no PARNA Chapada dos Veadeiros – Imagem: acervo pessoal

 

No coração do Brasil, a cerca de 300km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros fica Goiás e é outro destino perfeito pra fugir do Carnaval. Se você curte trilhas e cachoeiras, esse é o lugar ideal! As cidades bases para conhecer os atrativos da chapada são Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e vila de São Jorge, que é onde fica a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Aliás, o parque é um  dos poucos atrativos que não pagam para entrar, por isso é preciso chegar cedo pois ele fecha quando atinge a lotação máxima. Falei sobre o parque nesse post aqui. Entre as outras atrações estão o Vale da Lua, as cataratas formadas pelo rio dos Couros, cachoeira de Almécegas e a belíssima cachoeira da Santa Bárbara.

✈ Foz do Iguaçu – Paraná

Cataratas do lado brasileiro – Imagem: acervo pessoal

Que tal aproveitar o feriadão pra conhecer uma das Sete Maravilhas da Natureza? Foz do Iguaçu é um destino indicado para todos os públicos. Além de visitar as cataratas e a usina de Itaipu, ainda dá pra dar um pulinho na Argentina e no Paraguai. A visita das cataratas se completa com a visão incrível que se tem do parque do lado argentino. Ciudad del Este apesar de meio confusa e desorganizada, é ideal pra fazer compras, mesmo com a nossa moeda desvalorizada. Quer saber mais? Dá uma olhada nesses posts que fiz sobre os 4 dias que passei na cidade.

✈ Bonito – Mato Grosso do Sul

Gruta do Lago Azul – Imagem: Flickr A. Duarte

Localizado na serra da Bodoquena, Bonito está a cerca de 3h da capital do no Mato Grosso do Sul,  Campo Grande. Destino muito apreciado pelos amantes de ecoturismo e turismo de aventura. O turismo em Bonito é bem organizado e todos os passeios são pagos e os atrativos se encontram em área de proteção ambiental. Flutuação no rio Sucuri, grutas do Lago Azul, rapel na cachoeira Boca da Onça, bóiacross no rio Formoso estão entre algumas das opções pra se aproveitar em Bonito. A cidade conta com vários tipos de hospedagem: de campings a hotéis mais luxuosos.

✈ Chapada Diamantina – Bahia

Morro do Pai Inácio – Imagem: Creative Commons

E quem disse que só de Carnaval vive a Bahia? Há opções pra quem não quiser curtir o agito de Salvador. A Chapada da Diamantina fica distante 430km de Salvador. Para chegar lá pode-se encarar 7h de viagem de ônibus a partir da capital baiana ou pegar um voo pro aeroporto de Lençóis, cidade que é porta de entrada da chapada. A partir de Lençóis algumas opções de atrativos são o morro do Pai Inácio, as grutas Torrinha e Pratinha e os poços Azul e Encantado. Se sua vibe é aventura e uma boa caminhada, no Vale do Pati por conta de seus trekkings brindados por belas paisagens, que são recompensados com a cachoeira do Funil, o mirante do Cachoeirão e o morro do Castelo. Pra quem procura um local mais rústico, o Vale do Capão é a pedida. Entre os atrativos estão as cachoeira da Fumaça, da Purificação e do Rio Preto. Já a famosa cachoeira do Buracão é acessada pela cidade de Mucugê.

✈ São Roque – São Paulo

Vinícola Góes – Imagem: Flickr Rosanetur

Distante cerca de 70km da capital paulista, a cidade de São Roque é famosa por suas vinícolas. A cidade fundada no séc. XVII era parada dos bandeirantes e cresceu quando imigrantes italianos e portugueses chegaram e começaram a plantar uvas, dando início a tradição de suas vinícolas. Entre as vinícolas a serem visitadas está a Góes, que é a maior do roteiro do vinho com visita guiada que inclui  5 degustações. A vinícola Bella Aurora, que além dos vinhos tem um café e uma cachaçaria e também oferece visita guiada. Mas se você não curte tanto o vinho há outras opções como a destilaria Stoliskoff que vendem destilados de fabricação própria como a Vodka Premium e a Vodka Stoliskoff de chocolate branco. A Ski Mountain Park, é um parque que tem como atração principal uma pista de esqui. Ainda oferece pista de patinação, teleférico, passeio a cavalo e muito mais, numa estrutura que conta com restaurante, cafeteria, lanchonete e sorveteria.

Já tem sua programação pro Carnaval? Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários

Caso precise de consultoria pra alguma viagem, acesse esse link sobre o serviço de Assessoria e planejamento de viagens.

Facebook Comments

About Juh Oliveira

Arquiteta, guia de turismo e futura turismológa. Habitante de Baixada Fluminense. Apaixonada por viagem, fotografia e por descobrir novos lugares.

View all posts by Juh Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *