[4 dias em Foz do Iguaçu] – Ciudad del Este, Paraguai + Puerto Iguazu, Argentina

Em quatro dias em Foz do Iguaçu visitei o Parque Nacional do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das cataratas argentino. Deixei Ciudad del Este e Puerto Iguazu pra serem explorados no último dia, numa tentativa de fugir da muvuca do feriadão. Acordamos cedo pra ir a Ciudad del Este e fazer as compras na parte da manhã. Era uma segunda-feira e deixamos pra ir esse dia propositalmente pra não pegarmos o lugar cheio no feriado. No dia em que fomos a Usina de Itaipu, passamos por um engarrafamento enorme pra quem tava atravessando a ponte da Amizade. Minha ideia era atravessar a ponte à pé. Pesquisei muito sobre a melhor maneira de fazer essa travessia e o menos indicado era fazer de carro por conta própria. Deixei o carro num dos muitos estacionamentos próximos à subida da ponte e seguimos nosso caminho à pé. Muito tranquilo. Bastante gente atravessando com bolsas e sacolas. Não fomos parados na imigração nem na ida e nem na volta. Tive a impressão que a imigração paraguaia é bem mais desorganizado que a imigração argentina.

Fui pra lá com uma listinha das lojas que iria visitar. Pesquisei lojas confiáveis e preços no site Compras Paraguai. Essa pesquisa é muito importante pra não correr o risco de ser enganado com produtos falsificados. Na época em que fui a cotação do dólar estava em mais ou menos R$2,50. Levei reais mesmo, mas se quiser trocar na hora lá tem algumas casas de câmbio.

Fui na intenção de comprar cosméticos, principalmente produtos de cabelo, mas abortei a missão quando entrei numa loja com produtos da Sony a preços bem acessíveis. Acabei levando um headphone e um carregador portátil. Foi um ótimo investimento, não me arrependi. Ciudad del Este é uma cidade bem estranha, desorganizada. Muitas motos e carros velhos na rua. Gente te abordando o tempo inteiro pra vender coisas. Não me senti muito segura por lá. Fiz as compras e fui embora, até por que não tem muito pra fazer além disso.

Depois das compras no Paraguai, seguimos de carro para Puerto Iguazu. Passamos pela imigração na ponte da Fraternidade, onde paramos o carro e após uma revista pela Polícia Federal, fomos liberados pra seguir viagem. Reservei uma noite no Hostel Inn Iguazu, atual Tangoinn Club Iguazu. Já falei sobre ele neste post. Depois de fazer checkin e descansar um pouco, fomos conhecer o centrinho de Puerto Iguazu. É uma cidadezinha bem pequena, tinha alguns estabelecimentos ainda fechados, pois já estava no final do dia. Fui na famosa feirinha e comprei alguns alfajors. Depois fomos comer uma pizza no Parrilla Pizza Color. Não gostei muito do atendimento e nem da pizza.  Na verdade não sou muito fã da culinária argentina. Não dei sorte em Puerto Iguazu e nem em Buenos Aires.

Como não tinha mais nada pra ver, voltamos pro hostel pra descansar.

tangoinniguazu_boradescobrir
Lounge do hostel
pooltangoinn_boradescobrir
Piscina do hostel

No dia seguinte fizemos checkout e fomos pro aeroporto entregar o carro e aguardar o horário do nosso voo. Além de alguns cosméticos e alguns eletrônicos, também compramos algumas bebidas no Paraguai. Não tivemos qualquer problema na alfândega e nem pediram nota dos produtos.

puertoiguazu_boradescobrir
O centro de Puerto Iguazu é bem simples…
puertoiguazupaseo_boradescobrir
…dá pra percorrer em menos de uma hora
fredoiguazu_boradescobrir
Amo Freddo
artesaniaiguazu_boradescobrir
Artesanato em pedra, muito comum na região

E esse foi o meu roteiro, que foi ajustado por causa do feriado, mas sugiro o seguinte roteiro:

Dia 1 – Parque Nacional do Iguaçu/ Macuco Safari/ Parque das Aves

Dia 2 – Usina Hidrelétrica de Itaipu/ Compras no Paraguai

Dia 3 – Parque Nacional Iguazu (ARG)/ Aventura Nautica

Dia 4 – Passeio Puerto Iguazu

Obs.: Puerto Iguazu tem um Cassino e um Free Shopping que ficam bem próximo à imigração da ponte da Fraternidade e podem ser incluídos num roteiro de passeio à cidade.

Tem alguma dica legal sobre Foz do Iguaçu e região? Deixe aqui nos comentários.

 

 

Facebook Comments

2 Comments on “[4 dias em Foz do Iguaçu] – Ciudad del Este, Paraguai + Puerto Iguazu, Argentina”

Deixe uma resposta