1 ano de Bora Descobrir e uma pequena reflexão

Olá pessoas que ainda leem o Bora Descobrir? rsrs Tem um tempinho que não publico nada, mas as coisas tem andado um pouco corridas. Até comecei a escrever um post sobre Petrópolis, mas tive que pausar por que precisei focar em outras coisas.

Este mês o blog completa 1 ano. Na verdade são quase 2. Comecei o blog o ano retrasado, fiz alguns posts, os primeiros que estão aqui, mas deixei ele no modo privado. Compartilhava apenas com duas amigas. Ainda não estava muito segura pra colocá-lo no ar. A coragem veio quando comecei fazer o curso de Guia de Turismo. Decidi que era hora de colocar no ar as aventuras.

Durante um ano tentei colocar aqui nesse espaço todas as viagens que fiz, com dicas e tudo mais. Não consegui. Ainda falta bastante coisa.

Algumas reflexões que tenho sobre esse 1 ano são:

não é fácil blogar: às vezes a gente perde um tempão escrevendo os textos e quase ninguém lê ou interage. Isso dá o maior desânimo.

a blogosfera é um mundo meio solitário: não sou muito boa de estabelecer conversa com as pessoas, tentar encontrar “amigos” no meio “bloguistico” é meio complicado. Sempre fico com medo de parecer enxerida, entrona.

– escrever dá trabalho: e muito! Mas um dos motivos da minha pausa também foi o meu estilo de escrita. Não sei se os textos estão muito densos e desinteressantes. Fiz essa pausa também pra ver como posso escrever melhor e de uma forma que atraia as pessoas a ficarem no blog e interagir.

– tentei fazer algumas parcerias, mas também é uma coisa bem difícil. Quis comprar alguma coisa pra fazer um sorteio em comemoração ao niver. Mesmo pagando pelo produto, sem pedir desconto nem nada, as marcas não quiseram vincular seus nomes para fazer uma promoção. Confesso que isso me deixou desanimada.

pensei em parar com o blog. Mas vou seguir como der, postando quando puder. Tenho outros projetos atualmente que estão exigindo mais dedicação. Mas eu não quero abandonar esse espaço. Foram 4 anos sonhando com ele.

Decidi que mesmo com as dificuldades e limitações, vou seguindo. Quero descobrir mais coisas, mas infelizmente atualmente não estou dispondo de muito tempo e nem dinheiro pra viajar. Sei que isso faz total diferença num blog de viagens.

Continuo mais ativa nas redes sociais e tocando também o projeto Tour das Minas.

Por falar em Tour das Minas, no último sábado puder executar um roteiro meu: Mulheres na História Carioca. Faz parte do processo seletivo da equipe de guias de turismo da Sou + Carioca que estou participando. Fiquei muito feliz e realizada com essa oportunidade! No próximo fim de semana tem mais roteiros bacanas que serão executados aqui no Rio. Só conferir na página deles no Facebook.

Agradeço especialmente a Vanessa e a Agatha, minhas amigas de longa data e que sempre me apoiaram nessa empreitada! Agradeço também a Mayara Bete por colaborar contando sobre suas viagens incríveis.

Agradeço aqueles que sempre passam por aqui e que de alguma forma colaboraram com esse espaço.

Espero que se sintam inspirados pra conhecer esse mundão. Essa é a ideia do blog.

Facebook: Bora Descobrir?

Instagram: @boradescobrir

 

Facebook Comments

About Juh Oliveira

Arquiteta, guia de turismo e futura turismológa. Habitante de Baixada Fluminense. Apaixonada por viagem, fotografia e por descobrir novos lugares.

View all posts by Juh Oliveira →

One Comment on “1 ano de Bora Descobrir e uma pequena reflexão”

  1. Apesar do post ter um clima de hiato, fica a comemoração não só por um ano desde que o blog foi
    oficialmente lançado, mas por você ter realizado um sonho. Me sinto feliz por ter acompanhado o processo desde o inicio.
    Pois é, muita coisa mudou na blogosfera, para todos os nichos. Suas reflexões são muito pertinentes.
    Nós, como old school nesse universo, sentimos falta da interação de outrora. Agora é um longo caminho pra ter um reconhecimento bacana, quiçá remunerado.

    Vá no seu tempo, do seu jeito. Encontre sua voz, aperfeiçoe seu estilo. O mais importante você já fez: o primeiro passo. Perceba o quanto que já andou!

    OBS: mesmo com a pausa, ainda precisamos ter aquele brainstorm, viu? rsrs

Deixe uma resposta